sábado, 9 de outubro de 2010

Comparativo dos governos Lula/PT e FHC/PSDB

Olá para todos.

No link abaixo está um demonstrativo muito didático dos resultados dos governos Lula/PT e FHC/PSDB.

Antes que alguém replique dizendo que a eleição é entre a Dilma e o Serra blá, blá, blá, lembro que os candidatos tem partidos e tais partidos já governaram o Brasil e vários estados. Então, vale sim comparar os resultados efetivos do PSDB com os do PT no governo. E no caso da eleição para presidente, temos à disposição dados dos 4 últimos governos, que foram justamente do PSDB e PT. Em poucas palavras: dizer que não cabem comparações entre os governos FHC e Lula na hora de decidir entre Dilma e Serra é um argumento muito, muitíssimo falacioso. 

Outra coisa que é bom lembrar. Concordo que especialmente o primeiro governo do FHC teve méritos. É verdade que tais méritos deveriam ser compartilhados com o Itamar, que recebeu o governo em um momento grave da nossa história recente. Mas o governo FHC/PSDB colaborou para o fim da inflação, para a consolidação da democracia, liberdade de expressão, essas coisas todas. Fez algumas privatizações acertadas e outras não, embora certamente muitas (todas?) tenham sido feitas da forma errada. Mas essa não é a discussão que me parece mais relevante agora.

Eu hoje sou otimista em relação ao Brasil como não era nos tempos absolutamente obscuros dos governos militares, sarney, collor...  O PSDB tem méritos, como o PT também. Certamente Lula foi bem-sucedido no governo em alguma medida devido a acertos dos governos anteriores.


Mas o fato é que hoje temos uma decisão a tomar. E há dados, sobretudo no que diz respeito à educação e à distribuição de renda, que revelam sim uma diferença entre PT e PSDB no governo. E tenho uma profunda convicção de que ISSO é o que vai continuar a tornar o Brasil melhor, para nós, nossos amigos, nossas famílias e nossos filhos.

Quanto às fontes: admito que acredito nelas - ingenuamente talvez. Mas se alguém tiver algo a dizer sobre isso, i.e. se os dados do comparativo acima estão errados, manifeste-se então, indicando onde e por quê.

Abraços 

Um comentário:

Unknown disse...

Abílio, encontrei alguns outros intelectuais que dividem do mesmo otimismo que o seu e meu também. Estou tomando a liberdade de divulgar o manifesto deles aqui.

MANIFESTO DE ARTISTAS E INTELECTUAIS PRÓ DILMA

Nós, que no primeiro turno votamos em distintos candidatos e em diferentes partidos, nos unimos para apoiar Dilma Rousseff. Fazemos isso por sentir que é nosso dever somar forças para garantir os avanços alcançados. Para prosseguirmos juntos na construção de um país capaz de um crescimen to econômico que signifique desenvolvimento para todos, que preserve os bens e serviços da natureza, um país socialmente justo, que continue acelerando a inclusão social, que consolide, soberano, sua nova posição no cenário internacional.

Um país que priorize a educação, a cultura, a sustentabilidade, a erradicação da miséria e da desiguladade social. Um país que preserve sua dignidade reconquistada.

Entendemos que essas são condições essenciais para que seja possível atender às necessidades básicas do povo, fortalecer a cidadania, assegurar a cada brasileiro seus direitos fundamentais.

Entendemos que é essencial seguir reconstruindo o Estado, para garantir o desenvolvimento sustentável, com justiça social e projeção de uma política externa soberana e solidária.

Entendemos que, muito mais que uma candidatura, o que está em jogo é o que foi conquistado.

Por tudo isso, declaramos, em conjunto, o apoio a Dilma Rousseff. É hora de unir nossas forças no segundo turno para garantir as conquistas e continuarmos na direção de uma sociedade justa, solidária e soberana.

Leonardo Boff
Chico Buarque
Fernando Morais
Emir Sader
Eric Nepumuceno


Coloque seu nome, cidade, UF e encaminhe para: emirsader@uol.com.br ou ericnepomuceno@uol.com.br

Abraços