terça-feira, 25 de agosto de 2009

Consequência lógica

Olá para todos.

Nosso próximo tema será consequência lógica.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sobre a concepção psicológica da lógica

Olá para todos.

No link

http://sites.google.com/site/filosofiaetc/Home/port_royal.pdf

está um pequeno fragmento da Lógica de Port-Royal, a que Tugendhat se refere como exemplo da concepção psicológica da lógica. Abaixo,

http://sites.google.com/site/filosofiaetc/Home/maritain.pdf

também a título de exemplo, algumas páginas da Lógica Menor de Jacques Maritain. Apesar de ser um livro escrito no século XX, é um bom exemplo da lógica como 'teoria do pensamento correto' que se divide em lógica do conceito, do juízo e da inferência (raciocínio).

domingo, 16 de agosto de 2009

Filosofia da Lógica

Olá para todos.

Os textos para o primeiro tópico da disciplina Introdução à Filosofia da Lógica - A natureza da lógica -  estão nos links abaixo:

S.Haack - Lógica e Filosofia da Lógica
http://filosofiaetc.discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/fil_log/haack_1.pdf

Chateaubriand - Lógica, Ontologia e Epistemologia
http://filosofiaetc.discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/fil_log/oc_intro.pdf

Newton-Smith - Lógica e Linguagem
http://filosofiaetc.discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/fil_log/ns_01.pdf

Tugendhat - O que significa lógica?
http://filosofiaetc.discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/fil_log/tug_01.pdf

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Edital de seleção de bolsista para o Programa Especial de Graduação 2009

Olá para todos. 
No início de agosto haverá seleção de um aluno bolsista para o PEG - Filosofia. 
Uma das tarefas principais é a tradução de textos do inglês para o português. 
O edital está no link
Abaixo, mais informações sobre o PEG. 
Abraços


Programa Especial de Graduação (PEG 2009)

Objetivo geral:

Atualizar as propostas de programa e o material didático das disciplinas "Introdução à filosofia: Epistemologia e Filosofia da Ciência",  adequando-os a seu público-alvo.

Objetivos específicos:

Reformular os programas das disciplinas de "Introdução à Filosofia" ofertadas pelo Departamento de Filosofia no CICH.

Promover uma maior  integração entre os professores que ministram as disciplinas.

Estabelecer um conjunto de textos para serem utilizados pelos estudantes, selecionando aqueles que são, ao mesmo tempo, relevantes e acessíveis a um nível introdutório.  

Traduzir artigos e textos não publicados em português

Preparar roteiros de estudos, questionários e apresentações em Power-Point sobre temas selecionados.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Correção de notas lançadas

Olá para todos.
Algumas notas incorretas foram lançadas no diário.
Serão consertadas até o fim do dia de hoje, segunda-feira.
Mas adianto que ninguém terá sua nota reduzida.
Abraços

domingo, 12 de julho de 2009

Notas finais - Seminário Frege

Olá para todos.
As notas foram todas lançadas. 
Os alunos
FLAVIO VICTOR HORTA PIRES
RUBI OBY DE BORBA OLIVEIRA
não entregaram o segundo trabalho.
Os trabalhos entregues em papel estarão à disposição dos alunos a partir da próxima semana.
Abraços e boas férias.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Prazo - trabalho final

Olá para todos.
PRAZO DE ENTREGA DO TRABALHO FINAL: SÁBADO 11/7/09
Boas férias!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Sobre redação de textos de filosofia

Olá para todos.
Abaixo, um bom texto sobre redação de ensaios filosóficos.

sábado, 27 de junho de 2009

Ementa - Filosofia da Lógica

Abaixo, está a ementa com bibliografia da disciplina optativa de Filosofia da Lógica que será oferecida em 2009.2. 

Vale lembrar, mais uma vez, que a abordagem não será técnica mas sim filosófica.


FIL 206 X – Tópicos em Fil. da Linguagem: Introdução à Filosofia da Lógica

Ementa e objetivo:
O objetivo do curso é introduzir conceitos e problemas fundamentais da filosofia da lógica. Discutiremos ao longo do curso, sob uma perspectiva mais filosófica do que técnica, os seguintes temas: a natureza da lógica, conseqüência lógica, operadores proposicionais e quantificadores, descrições definidas, verdade lógica, necessidade e possibilidade, semântica de mundos possíveis, paradoxos semânticos, teorias da verdade (deflacionismo versus fazedores-de-verdade), lógicas não-clássicas, incompletude e indecidibilidade, entre outros.

Bibliografia básica:
Haack, S. Filosofia das lógicas. São Paulo: Ed. Unesp, 1998.
Kirkham, R. Teorias da verdade. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003.
da Silva, J.J. Filosofias da matemática. São Paulo: Ed. Unesp, 2007.
da Costa, N. Ensaio sobre os fundamentos da lógica. São Paulo: Hucitec, 2008.

Bibliografia auxiliar:
Mortari, C.A. Introdução à Lógica. São Paulo: Unesp, 2001. 
Chateaubriand, O. Logical Forms – vol. 1. São Paulo: Coleção CLE – Unicamp, 2001.
Read, S. Thinking about logic. Oxford: OUP, 1995.
Grayling, A.C. Introduction to philosophical logic. Oxford: Blackwell,
2001. 

terça-feira, 23 de junho de 2009

Sobre o trabalho final

Olá para todos.
O trabalho final deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão, como indicado na apostila de trabalhos acadêmicos. Além disso, é sugerido que em linhas gerais as dicas de redação sejam seguidas.
Não é necessário, evidentemente, fazer capa, sumário e resumo.
Abraços

terça-feira, 9 de junho de 2009

Alunos que não entregaram o trabalho

Os alunos abaixo, matriculados na disciplina Seminário de Filosofia Contemporânea I, não entregaram o primeiro trabalho:

ALEXANDRE PERISSE DE ABREU
FERNANDO GOMES GARCIA
JOSE ALVARO PEREIRA DA SILVA
JULIO CESAR RAMOS
LUIZ GUSTAVO MENESES BARRETO
MATEUS HENRIQUE DE OLIVEIRA
MAXWELL SILVERIO DE SOUSA
MICHELE DE OLIVEIRA VIANA
WESLEY DE OLIVEIRA SOUZA



sexta-feira, 5 de junho de 2009

Diretrizes para elaboração de trabalhos acadêmicos

Olá para todos.
No link
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/trab_acad.pdf
está uma apostila com dicas para redação e formatação de trabalhos.
O segundo trabalho será avaliado levando em consideração também fatores como apresentação clara dos objetivos, separação entre seções etc.
Abraços

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Seminário Frege - textos para as próximas aulas

Olá para todos.
Estão disponíveis na xerox os seguintes textos:
Digressões sobre o sentido e a referência
Comments on Sinn and Bedeutung (tradução inglesa)
Letter to Husserl (1891)
Na quarta-feira 27/05 veremos Sobre o conceito e o objeto, que já estava disponível.
Lembro que o prazo para entrega do primeiro trabalho é 30 de maio.
Abraços

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sobre a referência de sentenças - II

Abaixo, o argumento de Frege que conclui que a referência de uma sentença é o seu valor de verdade.

Esse argumento é apresentado, com pequenas variações, em Sobre o Sentido e a Referência (1892), em uma carta de Frege a Russell (1902) e no texto póstumo Logic in Mathematics (1914). O argumento tem três etapas: (i) Frege descarta o pensamento como referência de sentenças; (ii) Frege conclui que sentenças têm referência; (iii) Frege conclui que a referência de uma sentença é seu valor de verdade.

Notem que nos textos de 1914 e 1902 o princípio de composicionalidade da referência (PCR) aparece explicitamente como uma premissa do argumento.

(PCR) se REF(a) = REF(b), entao REF(...a...) = REF(...b...)

[1] Se um determinado item é a referência de sentenças, deve satisfazer (PCR).

[2] O pensamento não satisfaz (PCR).

[3] Logo, o pensamento não é a referência.

[4] As partes de uma sentença têm referência

            se, e somente se,

                        a sentença completa tem referência

                                   se, e somente se,

                                               o pensamento expressado tem valor de verdade.

[5] Em uma investigação científica estamos interessados no valor de verdade das sentenças.

[6] Logo, em uma investigação científica exigimos que as partes das sentenças tenham referência.

[7] Logo, em uma investigação científica, sentenças têm referência.

[7'] Valores de verdade são candidatos legítimos para o papel de referência de sentenças.

[8] Valores de verdade satisfazem (PCR).

[9] Logo, a referência de uma sentença é seu valor de verdade.


(Em SSR, Frege conclui [9] e então testa sua conclusão com PCR)

terça-feira, 12 de maio de 2009

Sobre a referência de sentenças

No link abaixo
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/argumento_frege.pdf
estão os trechos em que Frege apresenta e defende a tese segundo a qual a referência de uma sentença é seu valor de verdade.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Texto do mini-curso - Lógica Intuicionista - 6/5/2009

Abaixo, link para o texto Sobre a lógica intuicionista, que será utilizado no mini-curso do dia 6/5.
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/intuicionismo.pdf
Esse texto será possivelmente publicado em um número especial sobre lógica da revista Filosofia, Ciência e Vida.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Frege em alemão

Para quem se interessar, abaixo link para Função e Conceito, Sobre o Sentido e a Referência e Sobre o Conceito e o Objeto, textos em alemão.
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/frege_german.pdf

domingo, 3 de maio de 2009

FLAMENGO PENTA-TRICAMPEÃO!!!!!


SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS!

Eu teria um desgosto profundo

Se faltasse o FLAMENGO no mundo


quinta-feira, 30 de abril de 2009

Fazedores-de-verdade e lógica intuicionista

No link abaixo
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/philosophos_truthmakers.pdf
está o preprint do artigo
Fazedores-de-verdade, a tese da disjunção e o princípio do terceiro excluído
que será publicado na revista Philósophos.


terça-feira, 28 de abril de 2009

Texto - Mostra das Profissões UFMG

Abaixo, links para a comunicação apresentada na Mostra das Profissões da UFMG (2009)
Considerações sobre o caráter crítico da filosofia
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/filosofia.html
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/filosofia.pdf

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Textos de Frege disponíveis

Olá para todos.
Estão disponíveis na xerox os textos
Função e Conceito
Sobre o Conceito e o Objeto
Sobre o Sentido e a Referência
traduzidos pelo P. Alcoforado na coletânea Lógica e Filosofia e Linguagem.
Lembro que versões em inglês desses textos estão disponíveis na página do curso.
Abraços


domingo, 5 de abril de 2009

Seminário Frege: texto Fundamentos da Aritmética e avaliação

Olá para todos.

O pdf da Introdução e seções 1-17 dos Fundamentos da Aritmética está no link

http://sites.google.com/site/filosofiaetc/Home/fa_17.pdf

Fiz também modificações na avaliação:

Dois trabalhos escritos com as seguintes características. O primeiro pode ser feito em grupos de até 3 alunos. Prazo de entrega: 30 de maio. Deverá ser um texto expositivo com mínimo de 3 e máximo de 5 páginas em Times 12 espaço 1,5. Esse primeiro texto deve apenas apresentar e comentar os conceitos vistos em sala de aula e também situar historicamente o trabalho de Frege. O segundo texto, sobre qualquer tema relacionado ao curso mas previamente aprovado pelo professor, deverá ser entregue até a última semana de aula. Deve ser um texto de no máximo 10 páginas, incluindo bibliografia, de preferência (mas não obrigatoriamente) de caráter argumentativo. Lembrem-se que clareza e concisão são duas características desejáveis.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Textos sobre Frege

Frege: bibliografia auxiliar

Margutti - A Conceitografia de Frege
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/margutti_conceitografia.pdf

Heck - Frege's Contribution to Philosophy of Language
http://frege.brown.edu/heck/pdf/published/FregeContribution.pdf

Weiner - Has Frege a Philosophy of Language?
http://www.indiana.edu/%7Ejcw1/has%20frege.pdf

Weiner - Frege and the Linguistic Turn
http://www.indiana.edu/%7Ejcw1/frege%20and%20the%20linguistic%20turn.pdf

Novo blog para turmas de lógica

Olá para todos.
Material didático e avisos referentes às turmas de lógica agora estão no endereço
http://logicaetc.blogspot.com/
Abraços
A.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Um argumento slingshot em Frege

Considerando:
(i) o critério de substitutividade do §8 da Conceitografia e
(ii) que 'b = suc(a)' e 'a = pred(b)' têm o mesmo conteúdo conceitual,
todas as sentenças abaixo têm o mesmo conteúdo conceitual:
0 = 0 + 0
0 = pred(1)
1 = suc(0)
1 = 1 + 0
1 = pred(2)
2 = suc(1)
2 = 2 + 0
(...)

quinta-feira, 26 de março de 2009

Material disponível - Lógica I

Olá para todos.
Já temos quatro listas de exercícios disponíveis:
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/exercicios1.pdf
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/exercicios2.pdf
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/exercicios4.pdf.
A lista 3 está na xerox.
A lista 4 tem exercícios muito simples sobre operadores sentenciais.
Lembrem-se que:
(i) Se A, então B é equivalente a não A ou B,
(ii) Se A, então B é equivalente a A somente se B.
Leiam também o texto sobre vagueza:
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/vagueza.pdf
Abraços

quarta-feira, 25 de março de 2009

Texto sobre vagueza traduzido

Olá para todos.
No link abaixo
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/vagueza.pdf
está uma primeira versão da tradução do capítulo sobre vagueza do livro do Greg Restall.
A tradução foi feita pelo Eduardo, monitor de lógica.
Esse texto será estudado e discutido em aula.
Abraços

sexta-feira, 13 de março de 2009

Seminário Frege

Informações sobre a disciplina
Seminário de Filosofia Contemporânea I: Frege e a Filosofia da Linguagem
estão no link
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/seminario_frege.html

sexta-feira, 6 de março de 2009

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Filosofia

Um texto muito bom sobre a filosofia e o ensino da filosofia:

http://criticanarede.com/naturfilosofia.html

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Sobre o lançamento das notas de lógica

Olá para todos.
A maioria das notas foram lançadas invertidas - a 1a prova no lugar da
2a e vice-versa. Exceto os alunos q fizeram 2a chamada.
Além disso, a segunda prova valeu 12 pontos. Por essa razão, tive que
alterar algumas notas da 1a prova.
Abraços

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Notas lançadas

As notas de lógica e metodologia, finalmente, estão lançadas.
Abraços e boas férias.
Abílio

domingo, 7 de dezembro de 2008

Luísa 1998

Papai, sabe aquela boneca que a Mariana me deu? A cabeça dela... ó: o olho dela, de tanto eu ficar mexendo no olho dela, o olho dela, caiu-pra-dentro-da-cabeça. Aí, eu tive que tirá a cabeça, pra tirá do corpo. Aí, eu botei o olho de novo. O olho, na cabeça. Só, que até agora eu não consegui botá a cabeça. Eu te amo papai.

             


quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Artigo - Lógica Intuicionista

Olá para todos.
No link abaixo está o artigo introdutório sobre lógica intuicionista que será possivelmente publicado em 2009.
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/log_intuicionista.pdf
Leitura recomendada para os interessados em lógica, matemática ou que pretendem fazer a disciplina eletiva Lógica II em 2009.1.
Abraços

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Disciplina eletiva de lógica para 2009.1

Olá para todos.
Será oferecida uma disciplina eletiva de lógica no semestre 2009.1, denominada 'Lógica II'.
Especialmente para aqueles que têm interesse em lógica, computação e matemática, como também em aplicações dessas disciplinas nas suas respectivas áreas de interesse, o curso é bastante recomendado.
A ementa está abaixo. Devido ao tempo disponível (36 horas) o curso será limitado à lógica sentencial. Estudaremos em detalhe, entre outras coisas, o teorema da completude que foi muitas vezes mencionado mas não foi demonstrado no nosso primeiro curso de lógica.
A disciplina abordará também um primeiro contato com a lógica intuicionista. Grosso modo, lógica intuicionista difere da lógica clássica por rejeitar o terceiro excluído (A v ~A) e a dupla negação (~~A -> A). A lógica intuicionista tem importantes aplicações na matemática, na computação e até mesmo na física.
Diferentemente das disciplinas obrigatórias, a avaliação de Lógica II será composta de duas provas mais prova substitutiva no fim do período - sim, para disciplinas eletivas eu aplico prova substitutiva.
Abraços para todos.


Nome da unidade curricular eletiva: Lógica II

Professor: Abílio Rodrigues Filho

Carga horária: 36 horas

HORÁRIO PREVISTO (A CONFIRMAR): Terças-feiras, 17h.

Objetivo: Apresentar ao aluno metateoremas fundamentais da lógica clássica no nível da lógica sentencial e possibilitar um primeiro contato com lógicas não-clássicas, com ênfase no estudo da lógica intuicionista.

Ementa: O conceito de sistema formal. Indução matemática e indução estrutural. Definições recursivas. O conceito de prova. Sistemas dedutivos (axiomáticos e de dedução natural). O teorema da dedução. Os teoremas da completude e correção para a lógica sentencial. Noções de lógicas não-clássicas. Sistemas dedutivos para a lógica intuicionista.

Bibliografia:

Newton-Smith, W.H.: 1998. Lógica – um curso introdutório. Lisboa: Editora Gradiva.

Finger, Marcelo et al.: 2006.   Lógica para Computação. São Paulo: Editora Thomson.

van Dalen, D.: 2004. Logic and Structure. Berlin: Springer-Verlag.

Robbin, J.W.: 1997. Mathematical Logic: A First Course. New York: Dover.

Mints, G.: 2002. A Short Introduction to Intuitionistic Logic. New York: Kluwer.

Bostock, David.: 2002. Intermediate Logic. New York: OUP.

Priest, G.: 2004. An Introduction to Non-classical Logic. New York: Cambridge University Press.



sábado, 22 de novembro de 2008

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Apostila complementar - Lógica

Olá para todos.
A apostila complementar para tablôs está no link
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/tablos_pred.pdf
e também disponível na xerox.
Abraços

Flamengo: o time mais brasileiro dos brasileiros.

Pode-se dizer que o São Paulo é o time mais alemão dos brasileiros,
que o Grêmio é o time mais argentino dos brasileiros
e que o FLAMENGO é o time mais brasileiro dos brasileiros.

Blog do Juca Kfouri, 17/11/2008

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Programação final - Lógica

Olá para todos.

Abaixo, o calendário das aulas de Lógica.

Dias 19/20 e 26/27 de novembro: aula normal
Finalização do programa:
Tablôs para lógica de predicados
Indecidibilidade do cálculo de predicados
Mortari pp. 210 a 225 + Apostila complementar (que será disponibilizada em breve).


Dias 3/4 de dezembro
Segunda prova - toda a matéria, especialmente:
Conseqüência lógica no cálculo de predicados
Fórmulas válidas do cálculo de predicados
Decidibilidade do cálculo sentencial vs. indecidibilidade do cálculo de predicados
Tablôs para cálculo de predicados


Dias 10/11 de dezembro
Prova de segunda chamada.

A prova de segunda chama substitui apenas uma prova. Não é possível fazer segunda chamada para as duas provas.
Somente poderão fazer segunda chamada os alunos que justificarem a ausência da prova que não compareceram.

Abraços Rubro-Negros

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Notas da prova de lógica

As notas da primeira prova de lógica estão no link abaixo:

http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/logica_notas.pdf

Os alunos que faltaram por favor entrem em contato comigo o mais rápido possível.




quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Atividades - Lógica - 22/10 a 6/11

Dias 22/10 e 23/10
Mortari – cap. 7
Ler pp. 98-106
Fazer exercícios 7.1 e 7.2
Entregar até 19h na sala 214.

Para aulas dos dias 29/10 e 30/10
Ler pp. 106-119
Fazer exercícios 7.3, 7.4, 7.5 e 7.6.

Para aulas dos dias 5/11 e 6/11
Ler cap. 8 – pp.120-128.
Ler cap. 10 – pp. 155-178

Os capítulos 7, 8 e 10 do Mortari estão disponíveis na xerox.

domingo, 5 de outubro de 2008

Prova de Lógica

Olá para todos.
A prova de lógica será nos dias 8 e 9 de outubro.
Matéria:
Apostilas 1 e 2 + respectivos capítulos do Mortari:
Sintaxe da lóg. sentencial
Contradições, contingências e tautologias
Conseqüência tautológica
Tabelas de verdade
Tablôs semânticos
Abraços e... boa sorte.

sábado, 4 de outubro de 2008

Atividades - Metodologia

Olá para todos.
As atividades de metodologia dos dias 26/09, 03/10 e 10/10 estão disponíveis nos links abaixo:
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/met_2609.pdf
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/met_0310.pdf
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/met_1010.pdf
Quem ainda não fez pode fazer e entregar até o dia 17 de outubro.
O prazo final para entrega do fichamento também é 17 de outubro.
Abraços.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Textos - Lógica

Olá para todos.
Estão disponíveis na xerox:
(i) a apostila da unidade 3 de lógica;
(ii) os capítulos 13, 14 e 15 do Mortari.
A apostila está também está no link
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/logica_3.pdf.
Atenção:
Façam os exercícios do Mortari mencionados nas apostilas,
especialmente os da pág. 207 - tablôs semânticos da lóg. sentencial.
Abraços

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Apostilas de Lógica

Olá para todos.
Já está disponível a apostila da unidade 3 no link
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/logica_3.pdf.
As apostilas das unidades 1 e 2 estão nos links
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/logica_1.pdf
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/logica_2.pdf.
Além das apostilas, estão disponíveis também na xerox os capítulos do
livro do Mortari.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Falácia

Há uma falácia no argumento abaixo?

Cogito, ergo...

Descartes walks into a bar.

The bartender walks up to him and says, "Would you care for a drink?"

Descartes replied, "I think not." and disappears.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Metodologia 2008.2

Para alunos da turma de metodologia, sexta-feira 15h.

Links para:

Apostila de lógica e argumentação:
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/log_arg.pdf

Lista de exercícios (1):
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/exercicios1.pdf

Lista de exercícios (2):
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/exercicios2.pdf

Os exercícios (1) e (2) serão feitos na próxima aula.

Fichamentos: entrega dia 3 de outubro.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Turmas de Lógica - 2008.2

Olá para todos.
Estão disponíveis na xerox os capítulos 3 e 4 do livro do Mortari.
Leiam e façam os exercícios das páginas 37, 47, 50, 51 e 54.
Esses exercícios serão corrigidos nos dias 27 e 28 de agosto.
Abraços

Material para Metodologia - 2008.2

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Textos - Tarski e truthmakers

Teorias de Truthmakers (fazedores-de-verdade)

11 a 13 de agosto de 2008
Universidade Federal de Goiânia
Mini-curso: Teorias de Fazedores-de-verdade

1. A definição de verdade de Tarski
1.1. Os objetivos de Tarski: construir uma definição: (i) formalmente
correta, (ii) materialmente adequada, (iii) semântica e (iv) que
expresse a noção de verdade como correspondência;
1.2. A definição de verdade;
1.3. Crítica: a definição de Tarski não é semântica mas sim sintática.

2. Teorias de fazedores-de-verdade
2.1. As motivações;
2.2. As idéias fundamentais: as teses do necessitarianismo e do acarretamento;
2.3. Axiomas para uma teoria de fazedores-de-verdade.

3. Problemas de teorias de fazedores-de-verdade
3.1. O problema das verdades necessárias;
3.2. O problema do colapso dos fazedores-de-verdade;
3.3. Possíveis soluções: lógica relevante e lógica intuicionista.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Lançamento de notas

Olá para todos.
Todas as notas já foram lançadas.
Faltam apenas as notas das provas de segunda chamada.
Abraços

domingo, 27 de julho de 2008

Lançamento de notas - turma B

Olá para todos.
As notas da turma B também estão lançadas.
Faltam as turmas C e D, que foram as últimas a entregar o trabaho.
Abraços

sábado, 26 de julho de 2008

Notas - turma A

As notas da turma A já estão lançadas na Intranet.
Abraços

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Resultado da seleção – Bolsa PIBIC/UFSJ

1º: Rina Mariane Dutra

2º: Bruno Andrade

3º: Katialaine Corrêa de Araújo

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Processo de seleção – Bolsa PIBIC/UFSJ

Projeto: Sintaxe e semântica da lógica proposicional intuicionista

Alunos selecionados para a entrevista.
Dia 23 de julho, quarta-feira
Horário conforme a escala abaixo:

1. Bruno Andrade – 18h
2. Isadora Nogueira Barbosa – 18h10
3. Katialaine Corrêa de Araújo – 18h20
4. Rina Mariane Dutra –18h30
5. Victor Hugo C. Cardoso – 18h40

Abraços

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Seleção bolsa PIBIC & última aula de reforço

Olá para todos.

A seleção para a bolsa PIBIC será na sexta-feira dia 18/7 18h.
O projeto está no link abaixo:
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/projeto_intuicionismo.pdf

A última aula de reforço será também na sexta-feira, dia 18/7 15h.

Abraços

terça-feira, 8 de julho de 2008

Exercícios de Lógica

No link abaixo

Representação do Conhecimento

alguns exercícios de lógica.

Abraços

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Provas, seleção PIBIC, etc.

Olá para todos.

A unidade 4 de Lógica e Argumentação está disponível em http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/unid4.pdf.

Os alunos interessados em participar da seleção para a bolsa PIBIC, projeto Sintaxe e semântica da lógica proposicional intuicionista, devem enviar email para abilio.arf@gmail.com. Eu responderei com o projeto de pesquisa. A seleção será realizada na próxima semana. Mais informações podem ser obtidas por email.

A última prova será realizada nos dias 23 e 24 de julho. A prova de segunda chamada será realizada nos dias 30 e 31 de julho.

Abraços

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Regras de inferência da lógica proposicional

Já está disponível no endereço
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/unid3B.pdf
a apostila sobre regras de inferência da lógica proposicional.
Abraços

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Apostilas de lógica e argumentação

Olá para todos.
Abaixo os links para as apostilas das unidades 2 e 3 de lógica e argumentação.
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/unid2.pdf
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/unid3.pdf
Lembrem-se que a unidade 3 será vista nos dias 4 e 5 de junho e a
prova será nos dias 11 e 12 de junho.
Abraços

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Manifestos

Zuenir Ventura - Manifestos - O Globo 21/05/2008

Os manifestos voltaram à moda! Só nestes últimos dias recebi uns três para assinar. Não assinei nenhum porque desde que passei a dispor de um espaço privilegiado para dar minhas opiniões, achei que não seria correto fazer campanha, contra ou a favor. Aqui não é o lugar de militância. Não subscrevo documento coletivo nem mesmo acerca do óbvio - contra o aquecimento da Terra ou a favor da salvação da espécie animal, por exemplo. Só abro exceção para anúncio fúnebre, que não deixa de ser uma espécie de manifesto em homenagem ao morto. E, no entanto, passei parte de minha vida assinando manifestos. Uma amiga chegou a pensar em escrever uma peça teatral sobre os anos de chumbo com o título: "Zelito, Ziraldo e Zuenir. Ou o fim dos manifestos".

Ela pretendia brincar com a mania que parecia ter desaparecido e com os três Z que encerravam sempre os abaixo-assinados contra o regime militar. Como a ordem era alfabética, percebemos com o tempo que isso era uma desvantagem para nós, porque policiais preguiçosos conseguiam mostrar serviço indo direto ao final. Já sabiam até os endereços.

Muita coisa mudou. Manifesto não dá mais cadeia e não precisa passar de mão em mão: chega pela internet, o que é mais rápido, embora possa dar margem a falsificações. Como saber que a inclusão de um nome foi autorizada pelo próprio, já que proliferam na rede até textos apócrifos? Eu mesmo já li alguns, atribuídos a mim, que nunca os escrevi.

Outra diferença é que antes eles eram previsíveis: contra a censura e a tortura ou a favor da liberdade de expressão. Com a dificuldade de consenso dos novos tempos, é cada vez mais comum o surgimento de um tema atraindo posições antagônicas. Dois dos manifestos que recebi agora são opostos e tratam da questão das cotas ou reserva de vagas nas universidades como política para contemplar a exclusão dos negros. Nomes que estariam na mesma fileira, provavelmente pensando da mesma maneira, estão hoje em lados contrários, como, entre muitos, Caetano Veloso, João Ubaldo, Cesar Benjamin, Yvonne Maggie, Gilberto Velho, que integram o time dos que rejeitam a medida; e Oscar Niemeyer, Nelson Pereira dos Santos, Augusto Boal, Otavio Velho, favoráveis ao sistema.

Antigamente, para uma decisão dessa natureza, era só abrir o catecismo ideológico e ver o que a esquerda e a direita recomendavam. Era tão mais fácil! Hoje, sem a ideologia para abençoar as tomadas de posição, a escolha se baseia nos argumentos favoráveis ou contrários a uma causa, não na sua filiação. Ninguém tem mais a cabeça feita prévia e automaticamente, há que pensar por conta própria. Essa falta de bússola pode desorientar, dar mais trabalho, mas significa que caímos de fato numa democracia, que é o reino plural da controvérsia e do desacordo.

domingo, 18 de maio de 2008

Slides - Indução

Abaixo, link correto para os slides da aula sobre o problema da indução:

http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/aula_inducao.pdf

Material de lógica e argumentação

Abaixo, links para:

Apostila de lógica e argumentação:
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/log_arg.pdf

Lista de exercícios (1):
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/exercicios1.pdf

Lista de exercícios (2):
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/exercicios2.pdf

domingo, 4 de maio de 2008

Saudações Rubro-Negras!

Flamengo Sessentão

Corria o ano de 1911. Vejam vocês: - 1911! O bigode do kaiser estava, então, em plena vigência: Mata-Hari, com um seio só, ateava paixões e suicídios; e as mulheres, aqui e alhures, usavam umas ancas imensas e intransportáveis. Aliás, diga-se de passagem: - é impossível não ter uma funda nostalgia dos quadris anteriores à Primeira Grande Guerra. Uma menina de catorze anos para atravessar uma porta tinha que se pôr de perfil. Convenhamos: - grande época! grande época!

Pois bem. Foi em 1911, tempo dos cabelos compridos e dos espartilhos, das valsas em primeira audição e do busto unilateral de Mata-Hari, que nasceu o Flamengo. Em tempo retifico: - nasceu a seção terrestre do Flamengo. De fato, o clube de regatas já existia, já começava a tecer sua camoniana tradição náutica. Em 1911, aconteceu uma briga no Fluminense. Discute daqui, dali, e é possível que tenha havido tapa, nome feio, o diabo. Conclusão: - cindiu-se o Fluminense e a dissidência, ainda esbravejante, ainda ululante, foi fundar, no Flamengo de regatas, o Flamengo de futebol.

Naquele tempo tudo era diferente. Por exemplo: - a torcida tinha uma ênfase, uma grandiloqüência de ópera. E acontecia esta coisa sublime: - quando havia um gol, as mulheres rolavam em ataques. Eis o que empobrece liricamente o futebol atual: - a inexistência do histerismo feminino. Difícil, muito difícil, achar-se uma torcedora histérica. Por sua vez, os homens torciam como espanhóis de anedota. E os jogadores? Ah, os jogadores! A bola tinha uma importância relativa ou nula. Quantas vezes o craque esquecia a pelota e saía em frente, ceifando, dizimando, assassinando canelas, rins, tórax e braços adversários? Hoje, o homem está muito desvirilizado e já não aceita a ferocidade dos velhos tempos. Mas raciocinemos: - em 1911, ninguém bebia um copo d'água sem paixão.

Passou-se. E o Flamengo joga, hoje, com a mesma alma de 1911. Admite, é claro, as convenções disciplinares que o futebol moderno exige. Mas o comportamento interior, a gana, a garra, o élan são perfeitamente inatuais. Essa fixação no tempo explica a tremenda força rubro-negra. Note-se: - não se trata de um fenômeno apenas do jogador. Mas do torcedor também. Aliás, time e torcida completam-se numa integração definitiva. O adepto de qualquer outro clube recebe um gol, uma derrota, com uma tristeza maior ou menor, que não afeta as raízes do ser. O torcedor rubro-negro não. Se entra um gol adversário, ele se crispa, ele arqueja, ele vidra os olhos, ele agoniza, ele sangra como um César apunhalado.

Também é de 1911, da mentalidade anterior à Primeira Grande Guerra, o amor às cores do clube. Para qualquer um, a camisa vale tanto quanto uma gravata. Não para o Flamengo. Para o Flamengo, a camisa é tudo. Já tem acontecido várias vezes o seguinte: quando o time não dá nada, a camisa é içada, desfraldada, por invisíveis mãos. Adversários, juízes, bandeirinhas tremem então, intimidados, acovardados, abatidos. Há de se chegar o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável.

Nélson Rodrigues Manchete Esportiva, 26/11/1955

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Dicionário de Filosofia

Abaixo, link para um dicionário de filosofia que poderá ser muito útil.
http://www.defnarede.com/
Abraços

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Metodologia & o problema da indução

Olá para todos.

Apostila com dicas para redação e formatação de trabalhos acadêmicos:
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/trabalhos_academicos.pdf

Manual da Puc-Rio com normas para formatação de teses e dissertações:
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/normas.pdf

Textos sobre o problema da indução:
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/metodologia/hume_inducao.pdf
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/metodologia/russell_inducao.pdf

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Metodologia - UFSJ

Olá para todos.

Abaixo estão os links para os dois textos que mencionei em sala de aula:

http://abilioazambuja.sites.uol.com.br/carater_critico.pdf
http://abilioazambuja.sites.uol.com.br/ep_met.pdf

E abaixo o link para o plano de curso de metodologia:

http://abilioazambuja.sites.uol.com.br/plano_curso_FTC.pdf

Abraços.

segunda-feira, 3 de março de 2008

UEPB - Filosofia

Os seguintes textos estão disponíveis na xerox do Campus de Patos da
UEPB para os alunos de Filosofia e Ética (curso de administração) e
Filosofia (curso de lic. em ciências exatas):

1. O que é Ética?
2. Ética - Elementos básicos de filosofia: Bem e Mal
3. O surgimento da filosofia na Grécia antiga
4. O caráter crítico da filosofia (também disponível em
http://abilioazambuja.sites.uol.com.br/carater_critico.pdf)
5. O meio ambiente
6. Aborto - Tirar a vida: o embrião e o feto

Abraços para todos

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Texto Filosofia

Olá para todos.
O texto que estamos trabalhando nas aulas de filosofia está no link
http://abilioazambuja.sites.uol.com.br/carater_critico.pdf
Abraços
A.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Alunos de metodologia - modelo de projeto de pesquisa

Olá para todos.
No link
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/Projeto_pesq.pdf
há um modelo de projeto de pesquisa que será utilizado na avaliação final de
metodologia.
Abraços
A.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Seminários - computação - fil. da educação

Olá para todos.

Abaixo, o calendário dos seminários do mês de novembro.

14 nov - grupos 1 e 3
Tema: O sistema de cotas nas universidades públicas
Material disponível nos links abaixo:
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/carvalho_acao_afirmativa.pdf
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/argumentos_cotas.htm
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/cotas.html
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/cotas_1.pdf
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/cotas_2.pdf
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/cotas_magnoli.html
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/cotas_matilde.html
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/lobbyanticotas.html

21 nov - grupos 2 e 4
Tema: Ética ambiental
Material disponível na xerox

28 nov - grupos 5 e 6
Tema: Filosofia e educação
Material disponível na xerox

Abraços

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Material para turmas de metodologia

Olá para todos.

Os textos abaixo são indispensáveis para qualquer aluno de graduação.
Eles contêm (quase) todas as informações necessárias para a redação de
trabalhos, elaboração de resumos, fichamentos, resenhas, etc.

Todos os alunos devem baixá-los e guardá-los para futuras consultas.

Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos:
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/manual.pdf

Normas da PUC-Rio para redação de teses e dissertações:
http://filosofiaetc.sites.uol.com.br/normas.pdf

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Texto disponível - metodologia

Está disponível, no blog e na xerox, o texto 1A.
http://abilioazambuja.sites.uol.com.br/fil309a.pdf
Abraços

sábado, 1 de setembro de 2007

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Filosofia - Computação e administração

Textos disponíveis no site
http://abilioazambuja.sites.uol.com.br/1_periodos.html
http://abilioazambuja.sites.uol.com.br/TEXTO4_carater_critico.html

Na xerox, pedir pasta filosofia.
Textos 1, 4 (acima) e tbem texto 60 (As origens da filosofia).

Abraços

terça-feira, 10 de abril de 2007

Exercícios - unidade III

Além do texto da Unidade III, que estará online em breve, os alunos de
FIL309 devem baixar também o texto 53, que tem exercícios de lógica
proposicional.
O link direto está abaixo:
http://abilioazambuja.sites.uol.com.br/53logprop1.html
Abraços e saudações RUBRO-NEGRAS.

Notas GQ1

As notas da GQ1 das turmas 105, 601 e 603 já estão lançadas.
Abraços.

sábado, 17 de março de 2007

Respostas dos exercícios

As respostas dos exercícios 10, 10B e 10C já estão no site.
Abraços.

quinta-feira, 8 de março de 2007

Flamengo Sessentão

Corria o ano de 1911. Vejam vocês: - 1911! O bigode do kaiser estava,
então, em plena vigência: Mata-Hari, com um seio só, ateava paixões e
suicídios; e as mulheres, aqui e alhures, usavam umas ancas imensas e
intransportáveis. Aliás, diga-se de passagem: - é impossível não ter
uma funda nostalgia dos quadris anteriores à Primeira Grande Guerra.
Uma menina de catorze anos para atravessar uma porta tinha que se pôr
de perfil. Convenhamos: - grande época! grande época!

Pois bem. Foi em 1911, tempo dos cabelos compridos e dos espartilhos,
das valsas em primeira audição e do busto unilateral de Mata-Hari, que
nasceu o Flamengo. Em tempo retifico: - nasceu a seção terrestre do
Flamengo. De fato, o clube de regatas já existia, já começava a tecer
sua camoniana tradição náutica. Em 1911, aconteceu uma briga no
Fluminense. Discute daqui, dali, e é possível que tenha havido tapa,
nome feio, o diabo. Conclusão: - cindiu-se o Fluminense e a
dissidência, ainda esbravejante, ainda ululante, foi fundar, no
Flamengo de regatas, o Flamengo de futebol.

Naquele tempo tudo era diferente. Por exemplo: - a torcida tinha uma
ênfase, uma grandiloqüência de ópera. E acontecia esta coisa sublime:
- quando havia um gol, as mulheres rolavam em ataques. Eis o que
empobrece liricamente o futebol atual: - a inexistência do histerismo
feminino. Difícil, muito difícil, achar-se uma torcedora histérica.
Por sua vez, os homens torciam como espanhóis de anedota. E os
jogadores? Ah, os jogadores! A bola tinha uma importância relativa ou
nula. Quantas vezes o craque esquecia a pelota e saía em frente,
ceifando, dizimando, assassinando canelas, rins, tórax e braços
adversários? Hoje, o homem está muito desvirilizado e já não aceita a
ferocidade dos velhos tempos. Mas raciocinemos: - em 1911, ninguém
bebia um copo d'água sem paixão.

Passou-se. E o Flamengo joga, hoje, com a mesma alma de 1911. Admite,
é claro, as convenções disciplinares que o futebol moderno exige. Mas
o comportamento interior, a gana, a garra, o élan são perfeitamente
intuais. Essa fixação no tempo explica a tremenda força rubro-negra.
Note-se: - não se trata de um fenômeno apenas do jogador. Mas do
torcedor também. Aliás, time e torcida completam-se numa integração
definitiva. O adepto de qualquer outro clube recebe um gol, uma
derrota, com uma tristeza maior ou menor, que não afeta as raízes do
ser. O torcedor rubro-negro não. Se entra um gol adversário, ele se
crispa, ele arqueja, ele vidra os olhos, ele agoniza, ele sangra como
um César apunhalado.

Também é de 1911, da mentalidade anterior à Primeira Grande Guerra, o
amor às cores do clube. Para qualquer um, a camisa vale tanto quanto
uma gravata. Não para o Flamengo. Para o Flamengo, a camisa é tudo. Já
tem acontecido várias vezes o seguinte: quando o time não dá nada, a
camisa é içada, desfraldada, por invisíveis mãos. Adversários, juízes,
bandeirinhas tremem então, intimidados, acovardados, abatidos. Há de
se chegar o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de
técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do
furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha
inexpugnável.

Nélson Rodrigues
Manchete Esportiva, 26/11/1955

quinta-feira, 1 de março de 2007

Texto para análise - 1B

O texto 1B, sobre o acordo Brasil-Bolívia, já está no site.
Abraços.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Textos disponíveis

Os textos 10, 10B e 10C já estão disponíveis no site.
Abraços e um bom carnaval.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Argumento para análise

"Este livro procura mostrar que todo teatro é necessariamente
político, porque políticas são todas as atividades do homem, e o
teatro é uma delas." (Augusto Boal, Teatro do Oprimido, 1980)

No pequeno texto acima temos um argumento.
1. Identifique as premissas e a conclusão.
2. O argumento é bom ou ruim?
3. Se alguém não concorda com a conclusão do argumento acima, o que deve fazer?

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Plano de curso - FIL 309

LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO

1 - Conceitos preliminares
1.1 - O que é um argumento
1.2 - O que é uma sentença declarativa
1.3 - Valores de verdade
1.4 - Tipos de argumentos

2 - Elementos de lógica sentencial
2.1 - Verdade de sentenças atômicas
2.2 - Os operadores 'ou', 'e', 'se...então', 'se, e somente se'
2.3 - Verdade de sentenças moleculares
2.4 - Negação de condicionais, conjunções e disjunções
2.5 - Verdade e validade (I)
2.6 - Equivalências e formas válidas da lógica sentencial
2.7 - Falácias formais (I)

3 - Elementos de lógica de predicados
3.1 - Os quantificadores 'todo', 'nenhum' e 'algum'
3.2 - Verdade de sentenças universais e existenciais
3.3 - Negação de universais (o quadrado das oposições)
3.4 - Verdade e validade (II)
3.5 - Equivalências e formas válidas da lógica de predicados
(silogismos categóricos)
3.6 - Falácias formais (II)

4 - Argumentos não dedutivos
3.1 - Argumentos indutivos
3.2 - Argumentos de autoridade
3.3 - Falácias informais

5 - Lógica e retórica
5.1 - O que a lógica
5.2 - O que é a retórica
5.3 - A complementaridade entre lógica e retórica

Bibliografia:
Nolt, J., Rohatyn, D. Lógica. McGraw-Hill, São Paulo, 1991.
Newton-Smith, W.H. Lógica - um curso introdutório. Gradiva, Lisboa, 1998.
Mortari, C.A. Introdução à Lógica. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
Copi, I.M. Introdução à Lógica. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1974.
Murcho, D. O lugar da lógica na filosofia. Lisboa: Plátano Edições
Técnicas, 2002.
Abreu, A.S. A Arte de Argumentar. Ateliê Editorial, São Paulo, 2003.
Almeida, A., et alii. A Arte de Pensar. Didáctica Editora, Lisboa, 2003.