sexta-feira, 13 de setembro de 2013
Prova - Filosofia da Lógica
Abraços
1. Explique cada um dos diferentes aspectos da lógica que são
apresentados por Tugendhat no capítulo 1 do livro Propedêutica
Lógico-semântica.
2. Por que Chateaubriand considera que o caráter primordial da lógica
é metafísico e não linguístico? Justifique sua resposta apresentando e
analisando argumentos de Chateaubriand.
3. Responda:
(i) O que é um sistema lógico contraditório?
(ii) O que é um sistema lógico trivial?
(iii) O que é um sistema lógico explosivo?
4. Explique, do ponto de vista das lógicas da inconsistência formal a
equação abaixo:
Contradictions + Consistency = Triviality
5. Por que as duas noções de inconsistência abaixo são equivalentes do
ponto de vista da lógica clássica, mas não para lógicas
paraconsistentes?
(i) S é consistente sse não existe A tal que A e não A são teoremas de S.
(ii) S é consistente sse existe B tal que B não é teorema de S
sexta-feira, 6 de setembro de 2013
Material para terça-feira 10/set
https://copy.com/3kCIXVLGvi0cms3W
domingo, 25 de agosto de 2013
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
Lógicas paraconsistentes e a natureza da lógica
Material para o curso já está disponível no Dropbox.
Corrigindo: o código da disciplina é FIL070.
Para terça dia 6, leiam o texto do Tugendhat.
Abraços
terça-feira, 30 de julho de 2013
sexta-feira, 19 de julho de 2013
Edital - Monitoria de Lógica
monitor de lógica.
Bolsa: R$400,00
A seleção será no dia 7 de agosto.
Mais detalhes no edital abaixo
https://dl.dropboxusercontent.com/u/5959592/edital.log.PDF
domingo, 7 de julho de 2013
terça-feira, 25 de junho de 2013
Disciplina de Filosofia da Lógica - 2013.2
quarta-feira, 19 de junho de 2013
Grupo de Lógica - 2013.2
sábado, 8 de junho de 2013
Apresentações - Frege
Abraços
Otávio e Wagner - Introdução à Lógica de 1906 e Carta a Husserl de 1891 - Data: 10/06
Edgar - Fundamentos da Aritmética - Data: 12/06
Laiz e Regina - Função e Conceito - Data 19/06
Bruno e Glauber - Lógica de 1897 - Data 24/06
domingo, 19 de maio de 2013
Conceitografia - segunda 20/5
Na aula de amanhã, segunda, vamos fazer uma leitura rápida da parte 1
da Conceitografia, §§ 1 a 12.
Sugiro que antes da aula todos façam uma nova leitura, identificando
eventuais trechos relevantes ou problemáticos.
Leiam também o texto do Margutti
https://dl.dropboxusercontent.com/u/5959592/margutti_conceitografia.pdf
Se houver tempo, passamos para o Prefácio das LBA.
Abraços
Palestra - Sobre o caráter definicional dos axiomas de ZFC
Sobre o caráter definicional dos axiomas de ZFC
Dia 22 de maio, quarta-feira, às 16h na sala 3036.
ZFC é, em certo sentido, a teoria de conjuntos padrão. O estudo das consequências de seus axiomas e o estudo de seus modelos, isto é, de
estruturas que satisfazem esses axiomas, são tópicos relacionados, mas distintos. Uma visão definicional dos axiomas de ZFC conduz, naturalmente, a
uma ênfase no estudo dos modelos de ZFC. O objetivo desta exposição é explicar, segundo linhas propostas por Kenneth Kunen, alguns aspectos dessa
visão definicional.
sábado, 11 de maio de 2013
Informações úteis
sexta-feira, 10 de maio de 2013
Frege
Marco Ruffino, O verdadeiro, o bom e o belo em Frege
http://www.oquenosfazpensar.com/adm/uploads/artigo/o_verdadeiro,_o_bom_e_o_belo_em_frege/marcoruffino.pdf
Dirk Greimann, A caracterização da lógica pela força assertórica em Frege - Resposta a Marco Ruffino
http://www.cle.unicamp.br/manuscrito/public/abstract.php?id=331&edicao=34
quarta-feira, 8 de maio de 2013
terça-feira, 30 de abril de 2013
Conceitografia, Leis Básicas da Aritmética, Função e Conceito
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Frege - contextos intensionais - II
https://dl.dropboxusercontent.com/u/5959592/Frege_SSR_parte_2_B.pdf
está a segunda parte do roteiro para a leitura da segunda parte de SSR.
O link da primeira parte do roteiro é
http://dl.dropbox.com/u/5959592/Frege_SSR_parte_2.pdf.
terça-feira, 23 de abril de 2013
Frege - contextos intensionais etc.
http://dl.dropbox.com/u/5959592/Frege_SSR_parte_2.pdf
está um roteiro para a leitura da segunda parte de SSR, que veremos na
aula do dia 24/4.
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Avaliação - Prática de pesquisa - 2013.1
Na próxima quarta-feira, dia 17 de abril, haverá uma avaliação na aula das 21h.
Essa avaliação irá compor a nota final do curso.
Portanto, estejam todos presentes.
Abraços
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Livros no Google
Notem que Basic Laws, do Frege, está na lista
sábado, 30 de março de 2013
Palestra sobre Frege
Fafich - Sala 4094
terça-feira, 26 de março de 2013
Sobre o Sentido e a Referência
UNILOG 2013
quarta-feira, 20 de março de 2013
1st CLE4Science
sábado, 16 de março de 2013
Impure mathematics
sexta-feira, 15 de março de 2013
Edital Pronoturno
Abaixo, edital para 1 vaga de bolsa do Pronoturno - prazo até 19/3.
https://dl.dropbox.com/u/5959592/EDITALPRONOTURNO.pdf
E abaixo, resolução da UFMG referente ao Pronoturno.
https://dl.dropbox.com/u/5959592/ResolucaoPronoturnoUFMG.pdf
Abraços
quinta-feira, 14 de março de 2013
Textos sobre Frege
http://frege.brown.edu/heck/pdf/published/FregesContribution.pdf
Weiner - Has Frege a Philosophy of Language?
http://www.indiana.edu/%7Ejcw1/has%20frege.pdf
Weiner - Frege and the Linguistic Turn
http://www.indiana.edu/%7Ejcw1/frege%20and%20the%20linguistic%20turn.pdf
Reconstrução do argumento de Frege - valor de verdade como referência
https://dl.dropbox.com/u/5959592/argumento_frege.pdf
Sobre as noções de intensão e extensão
http://users.bestweb.net/~sowa/logic/alonzo.htm
http://criticanarede.com/docs/etlf_intensao.pdf
Excerto livro Claudio Costa - Filosofia da Linguagem
https://dl.dropbox.com/u/5959592/costa_fl.pdf
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
Edital - monitoria
No link abaixo, edital de vagas para monitoria, incluindo lógica
https://dl.dropbox.com/u/5959592/Edital.Monitoria.jpg
Abraços
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
sábado, 7 de julho de 2012
Iniciação científica voluntária
https://dl.dropbox.com/u/5959592/resol.13.2011.inic.cient.voluntaria.pdf
sexta-feira, 16 de março de 2012
segunda-feira, 12 de março de 2012
Palestras Professora Andrea Loparic
O grupo de estudos de lógica da FAFICH, com o apoio do Programa de
Pós-graduação em Filosofia, retoma suas atividades neste semestre com
duas palestras da professora Andrea Loparic (USP):
Teoria das valorações
Dia 22 de março, 15h, sala 3019.
Identidade, negação e universos de discurso
Dia 23 de março, 15h, sala 3019.
Referências:
Teoria das valorações:
LOPARIC, A. M. A. C. ; da COSTA, N.C.A. Paraconsistency,
paracompleteness and valuations. Logique et Analyse, v. 106, p.
119-131, 1984
Disponível em http://dl.dropbox.com/u/5959592/al/loparic.parac.pdf
LOPARIC, A. M. A. C. . A semantical study of some propositional
calculi. THE JOURNAL OF NON-CLASSICAL LOGIC, v. III, p. 74-95, 1986.
LOPARIC, A. M. A. C. . The method of valuations in modal logic. In:
First Brazilian Conference, 1977, New York. Proceedings First
Brazilian Conference. New York : Marcel Dekker Inc., 1977.
Disponível em http://dl.dropbox.com/u/5959592/al/met.valuations.pdf
LOPARIC, A. M. A. C. 'Valuation semantics for intuitionistic
propositional calculus and some of its subcalculi' in Principia,
http://www.cfh.ufsc.br/~principi/p141-8.pdf
Identidade, negação e universos de discurso
LOPARIC, A. M. A. C.. 'Lacan avec les Philosophes' in "Bibliotheque du
College International de Philosophie" ed. Alban Michel,
Disponível em http://dl.dropbox.com/u/5959592/al/A.Loparic.Identite.negation.pdf
Abraços
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Projeto de lei que ‘regulamenta a profissão de filósofo'
Abaixo uma pequena amostra do projeto que está no congresso que
pretende 'regulamentar a profissão de filósofo'.
Art. 1º - O exercício, no País, da profissão de Filósofo, observadas
as condições de habilitação e as demais exigências legais, é
assegurado:
(...)
f) aos membros titulares da Academia Brasileira de Filosofia e aos por
ela diplomados em cursos de graduação bacharelado e licenciatura,
mestrado e doutorado.
Art. 3º - Os órgãos públicos da administração direta ou indireta ou as
entidades privadas, quando encarregados da elaboração e execução de
planos, estudos, programas e projetos socioeconômicos ao nível global,
regional ou setorial, manterão, em caráter permanente, ou enquanto
perdurar a referida atividade, Filósofos legalmente habilitados, em
seu quadro de pessoal, ou em regime de contrato para prestação de
serviços.
Art. 7º - A Academia Brasileira de Filosofia, com sede na cidade do
Rio de Janeiro, é a representante da filosofia e língua filosófica
nacionais.
O texto completo pode ser acessado a partir da página abaixo.
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=523870
No link
http://www.change.org/petitions/abaixo-assinado-contra-a-regulamentao-de-filsofo-como-profisso-contra-a-regulamentao-de-filsofo-como-profisso
há um abaixo assinado de repúdio.
Abraços
Abílio
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Prova
Abaixo, a prova.
http://dl.dropbox.com/u/5959592/prova_1_dez.pdf
Entrega por email até 12h de segunda, 5/12.
Abraços
terça-feira, 22 de novembro de 2011
NÃO HAVERÁ AULA DIA 22/11
sábado, 5 de novembro de 2011
Construtivismo
http://dl.dropbox.com/u/5959592/construtivismo.pdf
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Lógica intuicionista
http://plato.stanford.edu/entries/logic-intuitionistic/
Excerto do livro do Heyting, Intuitionism, com apresentação de um
sistema axiomático para a lógica intuicionista
http://dl.dropbox.com/u/5959592/heyting_itcn.pdf
Outros textos
http://dl.dropbox.com/u/5959592/jairo_construtivismo.pdf
http://dl.dropbox.com/u/5959592/kolmogorov_excluded_middle_heijnoort.pdf
http://dl.dropbox.com/u/5959592/priest_itcn_prop.pdf
http://www.phil.uu.nl/~dvdalen/articles/Blackwell(Dalen).pdf
Investigations into logical deductions, Gerhard Gentzen (1935)
http://dl.dropbox.com/u/5959592/gentzen.pdf
(Vejam especialmente a seção II, p. 74. As regras de DN estão na p. 77)
sábado, 29 de outubro de 2011
Se faltasse o Flamengo no mundo, eu teria um desgosto profundo.
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Próximas aulas e terceira prova
Nas próximas aulas, 1 e 3 de novembro, concluiremos a terceira parte do curso.
Veremos o que acontece com compacidade, Lowenheim-Skolem e modelos não
standard em segunda ordem.
A prova sobre esses assuntos será no dia 17 de novembro.
A partir de terça, 8 de novembro, veremos construtivismo e lógica intuicionista.
Abraços
domingo, 9 de outubro de 2011
Prova e próximas aulas
A prova de filosofia da lógica será, conforme combinado, no dia 13/10,
quinta-feira, 21h.
Matéria da prova: conjuntos infinitos e consequência lógica.
Prova individual e com consulta aos textos, livros e anotações.
Semana do conhecimento: no dia 18, terça, não haverá aula, mas dia 20,
quinta, teremos aula normal.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Consequência lógica
Material disponível abaixo:
tradução do capítulo 2 de Thinking About Logic, de Stephen Read
http://dl.dropbox.com/u/5959592/cap_2.A.pdf
capítulos 1 e 2 do volume Lógica da coleção Filosofias (Martins Fontes)
http://dl.dropbox.com/u/5959592/logica_mf.pdf
sábado, 3 de setembro de 2011
Conjuntos infinitos e outros assuntos
Semana passada concluímos a primeira parte do curso sobre a natureza da lógica.
Nosso próximo tema são conjuntos infinitos.
Material disponível abaixo:
http://www.earlham.edu/~peters/writing/infapp.htm
http://www.earlham.edu/~peters/writing/infinity.htm
Depois disso, veremos o papel do infinito no construtivismo e também discutiremos a noção de verdade intuicionista. Abaixo, textos sobre o assunto:
http://dl.dropbox.com/u/5959592/read_construtivism.pdf
http://dl.dropbox.com/u/5959592/truth_intuitionism.pdf
Lembro que dia 6/9, terça-feira, não haverá aula.
Abaixo, o cronograma das aulas até o fim do semestre.
http://dl.dropbox.com/u/5959592/calendario.htm
Abraços
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Lógica: ontologia, linguagem, epistemologia
Nas próximas aulas, vamos trabalhar com os textos do Tugendhat, Newton-Smith e Chateaubriand, disponíveis na página
https://sites.google.com/site/filosofiaetc/filosofiadalogica
Para a próxima quinta, 18/8, ler o texto do Tugendhat.
Lembro que a ementa do curso está no link abaixo
http://dl.dropbox.com/u/5959592/fil_logica_2011.2.htm
Abraços
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
2nd Colloquium on Metaphysical Logic
Data: 18 e 19 de agosto de 2011
Quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Manhã – Moderador: Prof. Abílio Rodrigues – UFMG
9h30 às 10h30
Palestrante: Prof. Túlio Aguiar – UFMG
Título: Causation and Physics: is there possibility of reconciliation?
10h45 às 11h45
Palestrante: Prof. Alessandro Bandeira – UFRRJ
Título: The formal role of the truth-values in Frege's Logic
Tarde – Moderador: Prof. Mauro Engelmann – UFMG
14h às 15h
Palestrante: Prof. Guido Imaguire – UFRJ
Título: Some Remarks on Nominalism
15h15 às 16h15
Palestrante: Prof. Ernesto Perini – UFMG
Título: How not to build an ontological dispute - some remarks on the
relationship between truth-conditional semantics and ontology
16h30 às 17h30
Palestrante: Prof. Pedro Santos – UNIFESP
Título: Grounding Mereology
Sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Manhã – Moderador: Prof. Pedro Santos – UNIFESP
9h30 às 10h30
Palestrante: Prof. Rodrigo Bacellar – USP
Título: The elimination of sets
Palestrante: Prof. André Porto – UFG
Título: A new theory of space
10h45 às 11h45
Tarde – Moderador: Prof. Rodrigo Bacellar – USP
14h às 15h
Palestrante: Prof. Desidério Murcho – UFOP
Título: There is no Logic
15h15 às 16h15
Palestrante: Prof. Gonzalo Rodriguez-Pereyra – University of Oxford
Título: Resemblance Nominalism, conjunctions and truthmakers
Comissão Organizadora:
Prof. Abílio Rodrigues Filho – UFMG
Prof. Rodrigo Bacellar – USP
Prof. Túlio Aguiar – UFMG
Comitê científico:
Prof. Abílio Rodrigues Filho – UFMG
Prof. Guido Imaguire – UFRJ
Prof. Mauro Engelmann – UFMG
Prof. Rodrigo Bacellar – USP
domingo, 7 de agosto de 2011
LÓGICA - Coleção Filosofias: o Prazer do Pensar
Segundo essa visão, a lógica é considerada uma disciplina quase dogmática, cujos fundamentos não podem ser colocados em questão e com resultados, como os da aritmética, que são tomados como verdades acima de qualquer suspeita. Por outro lado, uma das primeiras coisas que aprendemos sobre a filosofia é que a postura crítica é sua característica essencial. A idéia de que a lógica é uma disciplina finalizada parece estar em desacordo com a postura crítica da filosofia.
O problema é que essa visão da lógica é profundamente equivocada. A lógica não é de modo algum uma disciplina finalizada, muito menos dogmática. A atitude crítica da filosofia também se dirige para os princípios sobre os quais se baseia a lógica, que são questionados e podem ser rejeitados. E a discussão acerca de tais princípios se baseia em posições filosóficas acerca da realidade, da linguagem e do conhecimento humano.
Este pequeno texto procura justamente mostrar que uma série de princípios básicos adotados pela lógica clássica podem ser colocados em questão, dando origem às chamadas lógicas não-clássicas. Veremos que, na verdade, não temos uma mas várias lógicas.
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Primeiro Simpósio Internacional de Filosofia da Linguagem na UFF
Workshop sobre Frege com Joan Weiner
Data: 8-10 de agosto de 2011
Local: Universidade Federal Fluminense
Campus do Gragoatá
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Departamento de Filosofia
Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O, sala 516
São Domingos – Niterói
CEP 24210-350 - RJ - Brasil
Palestrantes:
Joan Weiner (Indiana University Bloomington)
Oswaldo Chateaubriand (PUC-Rio)
Marco Ruffino (UFRJ)
Guido Imaguire (UFRJ)
Ludovic Soutif (PUC-Rio)
Alessandro Bandeira Duarte (Rio-Rural)
Abílio Rodrigues (UFMG)
Pedro de Moraes Rego e Freitas Santos (UNIFESP)
Dirk Greimann (UFF)
Programação:
Segunda-feira, 08/08/2010
14:30 - 16:00 Joan Weiner, "Why does Frege care whether Julius
Caesar is a number?"
16:15 – 17:15 Dirk Greimann, "Frege and Tarski on truth"
17:30 – 18:30 Guido Imaguire, "A fresh look at Russell's criticism
of Frege's conception of Sinn"
Terça-feira, 09/08/2010
10:30 – 11:30 Pedro Santos, "What is a (Fregean) function?"
11:45 – 12:45 Ludovic Soutif, "How epistemic is cognitive value?"
15:00 – 16:00 Alessandro Duarte, "Frege may have been a neo-Fregean"
16:15 – 17:15 Abílio Rodrigues, "Semantic value, reference and
conceptual content"
Quarta-feira, 10/08/2010
11:00 – 12:30 Joan Weiner, "Frege and the beast of reality: the
logical and metaphysical
notions of objecthood"
15:00 - 16:00 Marco Ruffino, "The sense of proper names"
16:15 – 17:15 Oswaldo Chateaubriand, "Truth-values"
sábado, 9 de julho de 2011
Verbetes da Wikipédia em português
e/ou ampliados por alunos do Centro de Informática da UFPE.
*Teoria dos Conjuntos*:
http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_de_Hartogs
http://pt.wikipedia.org/wiki/Axioma_do_conjunto_vazio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Hasse
http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7amento
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cardinalidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_conjuntos
*Lógica*:
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%B3gica_de_primeira_ordem
http://pt.wikipedia.org/wiki/Subestrutura
http://pt.wikipedia.org/wiki/Decidibilidade
domingo, 3 de julho de 2011
Verdade
http://dl.dropbox.com/u/5959592/cap_1.htm
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Notas lançadas
As notas já foram lançadas.
O exame especial será na segunda-feira dia 27/6.
A prova do dia 22/6 está disponível no link
http://dl.dropbox.com/u/5959592/PROVA2_noturno.pdf
Abraços
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Provas 16.9 Mortari
Abaixo,
http://dl.dropbox.com/u/5959592/mortari16.9.pdf
provas dos itens k-o do 16.9 do Mortari
Abraços
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Provas finais
A terceira prova será dia 22/6, quarta-feira.
Entrega da última lista no dia da prova.
Exame especial (com eventual segunda chamada) no dia 27/6, segunda-feira.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Lista de exercícios 5
Prazo de entrega: 23/06/2011
1. Mortari 16.1, 16.2
2. Mortari 16.7 (usando dedução natural para provar os sequentes válidos), 16.9.
Prática de Pesquisa
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Lista de exercícios 4 - LPO com identidade
No link abaixo, a lista de exercícios 4,
http://dl.dropbox.com/u/5959592/lista_4.pdf
Prazo de entrega: 15/6/2011
Na próxima aula começaremos a estudar a lógica de primeira ordem com identidade.
Vamos usar o cap. 16 do Mortari e a apostila no link abaixo,
http://sites.google.com/site/textoslogica/arquivos/identidade.pdf
Abraços
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Aula dupla dia 25/5
Na próxima quarta-feira, 25/5, a prof. Cecília não irá ministrar a
segunda aula.
Por essa razão, teremos duas aulas de lógica, das 19h às 22h40.
Abraços
Abílio
quarta-feira, 18 de maio de 2011
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Equivalências da lógica sentencial
Abaixo, as equivalências novamente, pois alguns caracteres não
apareceram corretamente.
(A & B) <-> ~(~A v ~B)
(A & B) <-> ~(A -> ~B)
(A v B) <-> ~(~A & ~B)
(A v B) <-> (~A -> B)
Fica como exercício:
(i) obter as fórmulas equivalentes a (A -> B);
(ii) mostrar que são tautologias;
(iii) provar usando dedução natural (algumas são mais difíceis do que
as que fizemos até agora).
Isso será útil para o exercício 1 da lista de exercícios.
sábado, 14 de maio de 2011
XVI EBL
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Lista de exercícios 3
domingo, 1 de maio de 2011
Para qualquer um, a camisa vale tanto quanto uma gravata. Não para o Flamengo. Para o Flamengo, a camisa é tudo. Já tem acontecido várias vezes o seguinte: quando o time não dá nada, a camisa é içada, desfraldada, por invisíveis mãos. Adversários, juízes, bandeirinhas tremem então, intimidados, acovardados, abatidos. Há de se chegar o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável.
Nélson Rodrigues (1955)
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Sexta-feira 29/04
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Exercícios etc.
ATENÇÃO: FORAM FEITAS CORREÇÕES NO ITEM 7 DAS TRADUÇÕES E NA PROVA DO TEOREMA (iv)
terça-feira, 12 de abril de 2011
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Data da prova e calendário das aulas
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Algumas reflexões sobre o chamado ‘princípio de composicionalidade’
Extraído do capítulo 5 de Thinking about Logic de Stephen Read, OUP
Como a linguagem é possível? Como é possível, a partir da aprendizagem de um vocabulário básico e finito de uma linguagem, formar um sem número de novos enunciados, novas proposições que expressam pensamentos que nunca foram antes formulados? Pois isso é possível. Apesar do vocabulário de uma linguagem ser mundo grande, como uma olhada no dicionário revela, ele é pequeno quando comparado com o número imenso de sentenças que compõem os livros das bibliotecas espalhadas pelo mundo. Dentre essas sentenças, poucas são idênticas. Dentre as sentenças que lemos, poucas são as que nós vimos antes. Como é possível que o leitor compreenda essas sentenças? Como é possível que o leitor as conceba e formule?
A resposta é óbvia, mas suas implicações são poderosas. Nós podemos aprender uma linguagem porque seu vocabulário e suas regras gramaticais são relativamente pequenas – ambas podem ser reunidas em um pequeno número de volumes. Um dicionário de alguns volumes como o Oxford English Dictionary contém pouco mais que o vocabulário da maior parte dos falantes individuais do inglês. E mesmo esse dicionário consiste de dez ou doze volumes, o que é uma pequena parte da biblioteca onde ele está. A partir desse vocabulário, as regras gramaticais permitem a criação de um número infinitamente grande de sentenças. Para que possamos entender tais sentenças, os significados das palavras individuais são combinados de acordo com a estrutura estabelecida pela gramática. Em outras palavras, da mesma forma que uma sentença é literalmente composta pelas palavras que ela contém, o significado de uma sentença, a proposição, é de alguma maneira 'composto' pelos significados das palavras que ela contém. A idéia inicial é óbvia: entendemos novas sentenças porque entendemos como seus significados resultam dos significados das palavras que as constituem. As implicações disso não são óbvias, e o que isso diz não é tão claro: os significados das palavras se combinam de algum modo para compor o significado da sentença completa, a proposição por ela expressada.
O princípio em questão aqui é por vezes chamado de 'princípio da composicionalidade', outras vezes de 'princípio de Frege', o grande filósofo alemão da matemática e da linguagem do fim do século XIX. Os dois termos cobrem aplicações bastante diferentes da idéia básica. Mas a motivação subjacente é a mesma. De algum modo precisamos explicar a 'criatividade' da linguagem, o modo pelo qual uma criança, ao ouvir um número finito e pequeno de enunciados, desenvolve a habilidade de produzir e compreender um sem número de proposições que não estão entre os dados sobre os quais tal habilidade foi desenvolvida. A explicação é a mais simples e a mais plausível para preencher essa lacuna, e está de acordo com a experiência pessoal, do falante de uma linguagem, de participar de uma conversa – um conjunto de enunciados seus e de outros falantes. Os dados iniciais e os novos enunciados produzidos são analisados em componentes significativos, e é postulada uma conexão entre o todo e as partes. Mas o que é essa conexão?
Aqueles que chamam essa idéia de princípio de 'composicionalidade' estarão inclinados a interpretar essa conexão de modo bastante literal. Eu mencionei no capítulo 1 como Russell considerou que as proposições – significados das sentenças e objetos de crença – teriam como constituintes particulares e universais. Assim, por exemplo, a proposição que Sócrates é sábio teria, literalmente, Sócrates e a sabedoria como constituintes. Para Russell, o significado de 'Sócrates' era o próprio filósofo Sócrates, em pessoa; e o significado de 'é sábio' era o universal ou a propriedade sabedoria. Portanto, o significado da sentença 'Sócrates é sábio' seria composto por Sócrates e a sabedoria, do mesmo modo que a sentença é composta por sujeito e predicado. Uma visão mais sofisticada, diferentemente, aponta para uma dependência funcional do significado da expressão complexa em relação aos significados das suas partes. Considere uma analogia: 4 é o resultado do quadrado de dois, 4 = 22, mas 4 não contém literalmente o número 2 como um constituinte, tampouco contém a função y = x2, que recebe um número x e o eleva ao quadrado produzindo um número y. Antes, 4 é o resultado de aplicar ao número 2 a função que eleva um número ao quadrado. Para Frege, é desse modo que se estabelece a conexão entre o significado de uma sentença e os significados das suas partes. O quadro é mais complicado porque Frege distinguia o significado da expressão dos seus componentes. Mas o princípio é preservado: o significado de uma expressão complexa, uma sentença por exemplo, resulta dos significados das suas partes e pode ser calculado a partir deles. Assim, a compreensão das partes e do modo elo qual o todo depende das partes explica a compreensão do todo.
* * *
terça-feira, 29 de março de 2011
Lista de exercícios 1
domingo, 27 de março de 2011
Monitoria - Lógica noturno
terça-feira, 22 de março de 2011
Palestra sobre ensino da lógica e minicurso de teoria dos modelos
Dia 23 de março, sala 3042, 12h
Prof. Antonio Coelho (UFSC)
Segunda aula - o teorema de Löwenheim-Skolem e o chamado Paradoxo de Skolem.
Terceira aula - modelos não-standard da aritmética.
Referências:
Boolos, G.& Jeffrey,R.- Computability and Logic - third edition, Cambridge University Press, Cambridge, 1989
Shoenfield, J.R.- Mathematical Logic - Association for Symbolic Logic & A K
Peters, Natick, Massachusetts,2000( publicado originalmente pela Addison-Wesley em 1967)
Chang, C.C.& Keisler, H.J.- Model Theory - third edition, North-Holland Publishing Company, Amsterdam, 1990
domingo, 13 de março de 2011
Lógica - noturno
Informações úteis estão no link
http://dl.dropbox.com/u/5959592/logica_noturno.htm
segunda-feira, 7 de março de 2011
Minicurso de Teoria dos Modelos
Peters, Natick, Massachusetts,2000( publicado originalmente pela Addison-Wesley em 1967)
quinta-feira, 3 de março de 2011
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Ainda sobre o campeonato de 87 e seu desfecho
Eu já fui bem claro sobre o que penso a respeito. O Flamengo é campeão, não perco 1 segundo do meu tempo pra ouvir opiniões contrárias pois elas simplesmente não se baseiam em NADA.
Seja qual for seu time, desde que seja um grande, ele assinou o título do Flamengo. Concorde você ou não, seu time assina embaixo. E se não mais, lamente pela postura do seu clube.
A história que vemos hoje pode ser resumida da seguinte forma:
O Flamengo e o Inter cumprem o combinado e não encaram Guarani e Sport, que por sua vez, nanicos que são, fazem marmelada na final do módulo e ninguém condena.
Oportunistas e pouco corretos, alguns passam a adotar o discurso de que o legítimo campeão é aquele que a CBF escolheu.
CBF que, pros mesmos, é uma entidade sem credibilidade.
Mas falamos de futebol, e quando o tema é esse, apenas tem credibilidade o que me convém.
O SPFC pisa no seu passado e em troca de uma taça nega o que criou e assinou.
O Sport, campeão na justiça porque em campo jamais seria, fica gritando aos 4 cantos que tem um título nacional.
Quem viu, nem discute.
Quem ouviu falar, pilha o assunto.
Quem tem interesses, muda o discurso.
Mas os fatos são fatos. Ninguém vai mudar.
O SPFC assinou, o Sport assinou, o Clube dos 13 assinou. O Flamengo é o campeão brasileiro de 87. Um dos melhores campeonatos que já tivemos, diga-se.
Se depois de 20 anos o São Paulo não se importa com o que assina, se agora a diretoria do Sport nao se lembra ter aceitado dividir o título legalmente, e se é mais interessante pra imprensa não carioca ficar do lado do Sport, tanto faz.
É fácil demais ser maioria nessa hora. E a maioria, claro, não quer ver um rival com mais um título.
Mesma maioria que, sejamos francos, não está nem aí se o Sport tem ou não o que comemorar. É fácil argumentar pela dó e não pela razão.
O pequeno sempre vítima, o grandão sempre vilão.
Nessa história toda há um clube que não foi vilão: O Flamengo.
A CBF conduziu porcamente a história toda, desde 87. O Sport foi tosco e mediocre nos últimos anos, quando passou a se achar campeão brasileiro. Uma mentira repetida 200 vezes vira verdade.
O São Paulo foi oportunista e Juvenal está prestes a pagar um micão enorme ao pegar uma taça, todo feliz, e depois ter que devolvê-la.
Não deveria ter ido buscar. Pois não era dele. E se fosse, descumprindo o que o clube assinou no passado, não deveria expor campeões de alto nível como Zetti e Rogério Ceni para fazer cena ao seu lado.
Lamento pelos dois, vítimas da prepotência e falta de caráter dos nossos dirigentes.
Presidentes que não respondem por administrações passadas são os mesmos que, orgulhosos, citam as conquistas dos mesmos quando lhes convém.
Não se trata de defender o Flamengo ou quem for. Trata-se de defender a coerência, a justiça e a ética.
Afinal, o que buscamos?
Uma Liga. Lá estava ela!
Uma união entre clubes. E a chance estava lá, mas preferiram vender camisa comemorativa.
Lamentáveis dirigentes que mancham a história de seus clubes.
O Flamengo é campeão de 87, sempre foi. Não muda nada o que diz a CBF.
São Paulo, CBF e Sport deveriam ter vergonha do que fizeram sobre o assunto.
Defender uma tese na justiça é moleza. Duro é bancar o que assina.
Torcedor, não seja bobo. Essa briga idiota em "defender" o seu clube é, na verdade, um atestado de babaquice que os dirigentes adoram ter para poder continuar brincando de administrar clubes.
Peça coerencia, honestidade e ética. Só assim, amanhã, não será o SEU clube o enganado pelo oportunismo alheio.
abs,
RicaPerrone
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Palestras com o Prof. Walter Carnielli
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Linha de Pesquisa - Lógica e Filosofia da Ciência
Palestras com o Professor Walter Carnielli
Multimodalidades: lógica, computação e filosofia
Quarta-feira, 27/10/2010, 14h, sala 3048 FAFICH
A ideia de necessidade, à qual se opõe o que é contingente, é
antiga no pensamento filosófico. A par da necessidade metafísica, os
lógicos e filósofos se referem às necessidade lógica, física e ao
necessário a posteriori, às quais estão ligadas várias noções de
possibilidade. De que maneira a lógica modal, vista como o estudo do
raciocínio que envolve o uso das expressões 'necessariamente' e
'possivelmente', trabalha com tudo isso? Existem modalidades
não-clássicas, ou as noções de modalidade não as admitem? Seria a
'consistência' uma noção modal? E o que tem isso tudo a ver com os
mundos possíves? E com os mundos impossíveis? Pretendo introduzir a
matemática das modalidades e das multimodalidades, incluindo ideias
básicas da combinação de lógicas, discutir alguns de seus problemas
e ajudar a compreender porque a lógica modal ocupa hoje uma posição
tão privilegiada na filosofia, na computação e na linguística.
Lógica, argumentação e pensamento crítico: um programa
Quinta-feira, 28/10/2010, 12h, sala 3048 FAFICH
Nos últimos 30 anos, o estudo da argumentação conheceu um grande
desenvolvimento e se transformou num campo de estudo independente e de
alto valor estratégico, mas que é ainda pouco difundido no Brasil.
Contudo, conhecer a estrutura íntima dos argumentos é fundamental para
o discurso filosófico, científico e político-social. Pretendo discutir
a proposta de um programa introdutório à atividade de pensar
criticamente com bases rigorosas e com suporte na Lógica, embora
não-formal, enfatizando não somente a persuasão e a formulação de
bons argumentos mas a defesa contra ataques argumentativos.
Lógica Quântica, suas Vertentes Modais e a Incompletude
certas questões envolvendo lógica e informação quãntica. Mostro como
são incompletáveis com respeito às semânticas de Kripke. Argumento
que esta dificuldade, além de seu interesse filosófico intrínseco,
pode ser relevante para a expressabilidade da informação quântica em
termos lógicos. Contudo, a incompletude não afetaria em princípio as
"semânticas modais de traduções possíveis"; considerando que tais
semânticas, tanto quanto as semânticas de Kripke, caracterizam lógicas
modais com vocação quântica, a adoção das semânticas modais de
traduções possíveis pode ser uma interessante alternativa. Discuto
outras abordagens e problemas ligados a esta questão.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Palestra - From Natural Deduction to Lambda Calculus
From Natural Deduction to Lambda Calculus
Quinta-feira, sala 4094, 18h
sábado, 9 de outubro de 2010
Comparativo dos governos Lula/PT e FHC/PSDB
No link abaixo está um demonstrativo muito didático dos resultados dos governos Lula/PT e FHC/PSDB.
Antes que alguém replique dizendo que a eleição é entre a Dilma e o Serra blá, blá, blá, lembro que os candidatos tem partidos e tais partidos já governaram o Brasil e vários estados. Então, vale sim comparar os resultados efetivos do PSDB com os do PT no governo. E no caso da eleição para presidente, temos à disposição dados dos 4 últimos governos, que foram justamente do PSDB e PT. Em poucas palavras: dizer que não cabem comparações entre os governos FHC e Lula na hora de decidir entre Dilma e Serra é um argumento muito, muitíssimo falacioso.
Outra coisa que é bom lembrar. Concordo que especialmente o primeiro governo do FHC teve méritos. É verdade que tais méritos deveriam ser compartilhados com o Itamar, que recebeu o governo em um momento grave da nossa história recente. Mas o governo FHC/PSDB colaborou para o fim da inflação, para a consolidação da democracia, liberdade de expressão, essas coisas todas. Fez algumas privatizações acertadas e outras não, embora certamente muitas (todas?) tenham sido feitas da forma errada. Mas essa não é a discussão que me parece mais relevante agora.
Eu hoje sou otimista em relação ao Brasil como não era nos tempos absolutamente obscuros dos governos militares, sarney, collor... O PSDB tem méritos, como o PT também. Certamente Lula foi bem-sucedido no governo em alguma medida devido a acertos dos governos anteriores.
Mas o fato é que hoje temos uma decisão a tomar. E há dados, sobretudo no que diz respeito à educação e à distribuição de renda, que revelam sim uma diferença entre PT e PSDB no governo. E tenho uma profunda convicção de que ISSO é o que vai continuar a tornar o Brasil melhor, para nós, nossos amigos, nossas famílias e nossos filhos.
Quanto às fontes: admito que acredito nelas - ingenuamente talvez. Mas se alguém tiver algo a dizer sobre isso, i.e. se os dados do comparativo acima estão errados, manifeste-se então, indicando onde e por quê.
Abraços
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Filosofia das Ciências Biológicas – Terapia Ocupacional
Grupo 1: O que é ciência? – 28/9
Grupo 2: O que significa 'vida'? – 26/10
Grupo 3: Como a ciência explica o mundo natural? – 9/11
Grupo 4: Como biologia explica o mundo vivo? – 16/11
Grupo 5: A construção de um novo indivíduo – 23/11
Os textos já estão disponíveis na xerox.
Dia 30/11: exame especial
Seminários: exposição de 60 minutos + debates
Obrigatório a apresentação de resumo esquemático e trabalho escrito com mínimo de 5 laudas e bibliografia.
A participação nos debates dos grupos é obrigatória para todos os alunos.
No link
está a apostila sobre elaboração de trabalhos acadêmicos. Lembro que para o trabalho a ser entregue não necessário capa nem índice.
domingo, 12 de setembro de 2010
Aviso: não haverá aula dia 14/9
Não haverá aula no dia 14/9, terça-feira, pois estarei em um evento na UERJ, Teorias Lógicas Contemporâneas e Filosofia da Linguagem, de 13 a 15 de setembro.
Nossa próxima aula será dia 21/9.
Abraços
Abílio
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Filosofia das Ciências Biológicas - aula 14/9
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Argumentos não-dedutivos
E para que estiver interessado, abaixo dois textos sobre o problema da indução.
sábado, 21 de agosto de 2010
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Apostilas de lógica
sala de aula.
http://dl.dropbox.com/u/5959592/apostilas_logica/1_log_pred.pdf
http://dl.dropbox.com/u/5959592/apostilas_logica/2_log_sentencial.pdf
terça-feira, 3 de agosto de 2010
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Notas lançadas
As notas finais de História da Filosofia Contemporânea I já foram
lançadas na minhaUFMG.
Abraços.
terça-feira, 6 de julho de 2010
Notas - História da Filosofia Contemporânea I
ELBA CAROLINA OLIVEIRA SILVA
O aluno
JONAS FELIPE PINHEIRO BRAVO
deve entrar em contato comigo por email (abilio.arf@gmail.com) o mais rápido possível para tratar do exame especial.
Abraços e boas férias.
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Greg Restall - Proof Theory and Philosophy
Abaixo, uma breve apresentação do próprio Restall
(está no link http://consequently.org/writing/ptp/)
This is my next book-length writing project. I am writing a book which aims to do these things:
1. Be a useable textbook in philosophical logic, accessible to someone who's done only an intro course in logic, covering at least some model theory and proof theory of propositional logic, and maybe predicate logic.
2. Be a user-friendly, pedagogically useful and philosophically motivated presentation of cut-elimination, normalisation and conservative extension, both (a) why they're important to meaning theory and (b) how to actually prove them. (I don't think there are any books like this available, but I'd be happy to be shown wrong.)
3. Present the duality between model theory and proof theory in a philosophically illuminating fashion.
4. Teach both formal philosophical logic in such a way that is not doctrinaire or logically partisan. That is, I will not argue that classical logic, or that intuitionistic logic, or that My Favourite Logic is the One True Logic. (Of course, hearing me say this is not a surprise.)
5. I am (at this stage, at least) planning to make the book available for download as well as published by an academic publisher.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Segundo trabalho de História da Filosofia Contemporânea I
sábado, 26 de junho de 2010
Foucault e Searle - sobre a clareza
--John Searle
Postado em 6/5/2010 no blog (muito bom por sinal) problemasfilosoficos.blogspot.com do professor Alexandre Machado da UFPR.
http://problemasfilosoficos.blogspot.com/2010/05/john-searle-e-michael-foulcaut-sobre.html
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Sobre fazedores-de-verdade
Rodriguez-Pereyra - Why Truthmakers - 2005
http://www.philosophy.ox.ac.uk/__data/assets/pdf_file/0007/5857/Why_truthmakers.pdf
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Prova de História da Filosofia Contemporânea I – junho/2010
A segunda prova de História da Filosofia Contemporânea I está disponível no link
http://dl.dropbox.com/u/5959592/prova_HFC1_P2.pdf
A prova é individual. O prazo de entrega é 16/06/2010.
Abraços e boa sorte.
Algumas reações ao trabalho de Tarski (de 1960 a 2001)
if 'the Snark was a Boojum' is a sentence of the object language under consideration, we must define 'true'
'The Snark was a Boojum' is true if and only if the Snark was a Boojum.
But what does this tell us? If it tells us anything (and a strong case can be made out for the view that it doesn't), what it dos is to convey the information that the sentences on the left and right of the 'if and only if' are somehow equivalent: that, e.g. anyone who accepts the one is committed to accepting the other. This may be an important fact, if it is a fact, about the usage of 'true', but it is hardly the sort of fact that the correspondence theorist thought that he was pointing out.
Putnam – 'Do true assertions correspond to reality?' in Mind, Language and Reality – Philosophical Papers vol. 3. – 1975 (1960), p. 71.
we have been mislead into thinking that Tarski's semantics is semantics by the usual inductive definitions of satisfaction and truth in an interpretation. There it seems that we have something like the world, and denotation, and that we are establishing a relation between sentences and the world. It appears however that this is only a mirage, and the truth is part of the morphology of language.
Tarski's approach through (T) undermines his work on truth both as an attempt to capture the classical conception of truth and as an attempt to formulate a semantic account of truth.
Chateaubriand – Logical Forms, 2001, pp. 230, 214.
The reason for my uneasiness concerning the notion of truth was, of course, that this notion had been for some time attacked by some philosophers, and with good arguments. It was not so much the antinomy of liar which frightened me, but the difficult of explaining the correspondence theory: what could the correspondence of a statement to the facts be?
Tarski's theory, as all you know, and he stressed first, is a rehabilitation and an elaboration of the classical theory that truth is correspondence to the facts.
Popper – Objective Knowledge, 1972 (196?), pp. 320, 323.
convention T is expressed in terms of the object language L and the metalanguage ML, but it states something about the relations between language L and the (rest of) the world. This hold even of the example (5) [(5) 'snow is white' is true if and only if snow is white], which is based upon contingent facts about the use of the terms 'snow' and 'white' in English. It is a tautology to state that 'snow' means (the same as) 'snow', but it is a fact of English that 'snow' means snow.
Niiniluoto – Tarskian Truth as Correspondence – Replies to some objections, 1999, p. 97.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Tarski
Hoje e nas próximas aulas estudaremos a definição de verdade de Tarski.
Além dos textos disponibilizados na xerox, podem ser úteis:
Kirkham - Alfred Tarski's Semantic Theory
http://sites.google.com/site/textoslogica/arquivos/Kirkham_Tarski.pdf
Um texto meu sobre a concepção de verdade de Tarski
http://sites.google.com/site/textoslogica/arquivos/tarski_abstracta.pdf
Chateaubriand - Tarski's Semantic Conception of Truth
http://sites.google.com/site/textoslogica/arquivos/OC_C7_TARSKI.pdf
Claudio Costa - Teorias da Verdade
http://criticanarede.com/html/met_tverdade.html
Abraços